Ir para conteúdo principal

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes

Biblioteca Dr. Nebrídio Negreiros - TRT da 2ª Região

 

1 Qual o horário de funcionamento da biblioteca?

A Biblioteca funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, para o público em geral, e das 9h às 19h para magistrados e servidores do TRT da 2ª Região.

2 Quem pode utilizar a biblioteca?

Todo cidadão pode utilizar a biblioteca para estudos e consultas na sala de leitura, além de acesso aos computadores. A biblioteca não possui serviço de impressão e fotocópia.

3 Quem pode fazer o cadastro na biblioteca?

Qualquer pessoa pode fazer o cadastro na biblioteca. A diferença é que o cadastro do magistrado ou servidor dá direito à retirada de alguns materiais bibliográficos para empréstimo domiciliar, enquanto advogados, estagiários, estudantes ou outros interessados têm direito à consulta somente na sala de leitura.

4 Como faço o cadastro?

Magistrados e servidores podem se cadastrar pessoalmente na Biblioteca ou efetuar sua matrícula online no site do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, no link Institucional > Biblioteca > Consulte nosso acervo > avatar biblioteca
Advogados, estagiários, estudantes ou outros interessados se cadastram pessoalmente na Biblioteca, mediante documento de identificação oficial com foto.

5 Como fazer a consulta ao acervo?

No site do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, no link Institucional > Biblioteca > Consulte nosso acervo, você pode efetuar uma pesquisa simples na página inicial ou refinar sua busca utilizando os campos “Consulta”, “Autores” ou “Assuntos”.

6 Quais materiais podem ser emprestados?

Existem dois tipos de empréstimo: o empréstimo domiciliar, reservado a servidores e magistrados, e o empréstimo na sala de leitura, disponível para todos os usuários. O empréstimo domiciliar permite a retirada de livros, monografias e audiolivros. Periódicos e materiais raros somente podem ser consultados através do empréstimo na sala de leitura.

7 Quantos materiais podem ser retirados para empréstimo domiciliar e por quanto tempo?

Pode-se emprestar até 5 materiais jurídicos e 5 livros de literatura por pessoa. Os materiais jurídicos têm como prazo de devolução o período de 7 dias, enquanto os de literatura têm o prazo de 15 dias. Não havendo lista de reserva, o usuário pode renovar seus empréstimos por até 5 vezes.

8 Posso solicitar empréstimo por malote?

O envio de malotes é exclusivo para magistrados e servidores não lotados no Fórum Ruy Barbosa ou na Unidade Administrativa I. A solicitação deve ser feita através do site da Biblioteca: efetue seu login, pesquise o material de seu interesse, clique no título. Se o material estiver disponível, clique na opção “Malote” malote e aguarde o recebimento de um e-mail confirmando o envio. Se o material não estiver disponível, proceda à reserva clicando no campo “Reservar” (embaixo da imagem de capa).

9 Como efetuo a renovação?

A renovação deve ser feita através do site da Biblioteca: efetue seu login e em “Meus empréstimos” clique em “Renovar” na obra de seu interesse.

10 Após as cinco renovações a que tenho direito, quando posso retirar por empréstimo o mesmo material novamente?

Caso ele esteja disponível, pode-se retirá-lo novamente no dia seguinte ao da devolução.

11 As plataformas digitais estão disponíveis a todos os usuários?

As plataformas digitais estão disponíveis aos magistrados e servidores, mediante login e senha da intranet.

12 Como acessar a LTr Digital?

Na página inicial da Biblioteca (Institucional > Biblioteca), acesse o ícone da LTr Digital. Se ainda não possuir cadastro, clique em “Cadastre-se aqui”. Preencha seus dados e aguarde, por até 48h, o recebimento de um e-mail com a senha para acesso à plataforma.

13 Como acessar a Revista dos Tribunais Online?

Na página inicial da Biblioteca (Institucional > Biblioteca), acesse o ícone da Revista dos Tribunais. Na tela seguinte, entre com os mesmos login e senha utilizados para acessar a intranet.

14 Como acessar o ProView?

Na página inicial da Biblioteca (Institucional > Biblioteca), acesse o ícone do ProView. Na tela seguinte, siga o passo a passo que está no Manual do usuário ProView para usufruir todos os benefícios que uma conta personalizada OnePass oferece.

15 Como doar livros para a biblioteca?

A Biblioteca recebe doações de livros jurídicos e de literatura, desde que estejam atualizados e em perfeito estado de conservação. O doador assinará um Termo de Doação cedendo a propriedade do material à biblioteca. E, após a avaliação técnica do material, a Biblioteca Dr. Nebrídio Negreiros ficará autorizada a incorporar ao seu acervo estas publicações, bem como a descartar o que não for conveniente à sua coleção e/ou direcionar a outras instituições.

________________________________________________

Sua pergunta não foi respondida ou ainda tem dúvidas? Mande um e-mail para a Seção de Informação Referencial ou ligue para nós: (11) 3525-9194.