O resultado de uma grande história contada por servidores, magistrados, advogados e público em geral, e compilada depois de uma longa pesquisa e apoio de diversas pessoas e áreas do Tribunal, está disponível para ser contemplado, e até incrementado. É a exposição Memória do TRT-2: Uma Construção Coletiva, no 1º subsolo do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, localizado na av. Marquês de São Vicente, 235, Barra Funda, na capital paulista.

20180607 Exposição Memória TRT 2 dest interno
No destaque acima, uma visão geral da exposição

É um trabalho de dedicação e carinho, com olhar para a história e a coletividade. Segundo a servidora Tatiana Rysevas Guerra, historiadora e chefe da Seção de Memória do Tribunal (unidade responsável pela pesquisa e produção do conteúdo da exposição), visitantes têm se emocionado ao se lembrar das histórias vividas, e até ajudam a enriquecer a exposição. “Vem uma pessoa, conta alguma história, e os colegas que cuidam da exposição tentam ir atrás [de objetos, fotos ou relatos, por exemplo], para incrementá-la". 

Acessibilidade

A exposição conta com textos em braille (sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão) em todos os painéis. Além disso, nos próximos dias, serão disponibilizados códigos QR, para serem escaneados em celulares e que permitirão acesso às audiodescrições dos painéis, por meio de um aplicativo. Os arquivos contendo essas audiodescrições podem ser ouvidos neste link (são 13 arquivos em formato MP3 compilados em um único arquivo em formato ZIP). 

Serviço

A mostra está aberta para visitação até o fim do mês de julho, de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 18h, em frente ao auditório do Fórum Ruy Barbosa (1º subsolo). É possível agendar visita guiada pelo telefone (11) 3150-2000, ramal 2597 ou pelo e-mail memoria@trtsp.jus.br. As visitas guiadas acontecem às segundas e quartas, às 12h30. Quem tiver interesse em fazer parcerias ou disponibilizar material atinente à exposição pode entrar em contato com a Seção de Memória (memoria@trtsp.jus.br).