A Pesquisa de Satisfação do TRT-2 com os usuários externos de seus serviços, amplamente divulgada no site do Regional e que ficou disponível para respostas de 16 a 27 de outubro, teve suas primeiras informações apresentadas. Os dados colhidos indicam pontos onde deve haver maiores esforços para se obter melhorias, e também mostram um pouco do perfil médio do usuário desta justiça especializada, como ele pensa e o que espera encontrar aqui.

Perfil e serviços

Dos 950 respondentes da pesquisa que se configuraram como público externo, 57,4% eram homens, e 42,6%, mulheres. Cerca de 60,2% se identificaram como advogados, enquanto outros 19,2%, como parte em algum processo em tramitação no TRT-2. Os demais usuários se dividiram entre estagiários, estudantes, peritos, servidores de outros órgãos e outros. 83,7% asseguraram ter, como grau de instrução, graduação em nível superior ou mais.

O indicador Grau de Satisfação com os serviços prestados ficou em 56%, na média das cinco dimensões avaliadas. As melhores foram as instalações (74%), a comunicação (63%) e os serviços on-line (61%), enquanto a prestação jurisdicional (48%) e o atendimento (39%) ficaram com as avaliações mais baixas.

Em cada um desses tópicos foram aferidos itens relativos ao tema: por exemplo, no quesito instalações físicas, o melhor avaliado foi: “Segurança: procedimentos para entrar no prédio e controle de acesso e segurança das dependências”, com 81,5% de respostas positivas, enquanto o item “Limpeza dos banheiros” (57,7%) foi o pior avaliado.

Comunicação e sistemas

A comunicação do TRT-2 com seu público foi considerada “Clara e eficaz” pela maioria: dois a cada três respondentes. Dentre os meios de comunicação, o melhor avaliado foi o site do TRT-2, seguido pelo Boletim TRT-2 (periódico via e-mail, enviado todas as sextas a todos os cadastrados, com os principais destaques da semana). Apenas 2,1% dos respondentes afirmaram não conhecer o site do TRT, e outros 22% não conheciam o Boletim. Outros canais importantes, como o TrabalhAMOS2, no Facebook, e o Canal do TRT-2 no YouTube, ainda não são bem conhecidos: 64,9% afirmaram desconhecer o primeiro, e 54,3%, o segundo; também por isso, a insatisfação com esses canais são as mais baixas.  

Pouco mais da metade (51,7%) avaliou positivamente o sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Mas um maior número (60,2%) percebe os benefícios trazidos com sua implantação.

Confiança e satisfação geral

Perguntas específicas também sondaram o grau de confiança na instituição. Frente à afirmação “O TRT- da 2ª Região é uma instituição na qual eu confio”, 612 respostas foram positivas e 299, negativas. O grau de confiança ficou em 67,2%.

A satisfação geral, numa tabulação de 1 a 10, ficou com a nota média de 6,2. A nota mais repetida foi 7. E houve ainda 672 comentários de como o Tribunal pode melhorar seus serviços. Ou seja, 70,7% dos que responderam à pesquisa tiveram algo a comentar ou sugerir. Esses dados, de natureza qualitativa, continuam em análise pelos setores competentes, e já começam a pautar ações da instituição.

Texto: Alberto Nannini – Secom/TRT-2