Oferecer à sociedade a melhor Justiça possível neste momento de crise econômica no país. Com esse intuito por parte da administração do TRT da 2ª Região, foi inaugurada, na quarta-feira (28), a 4ª Vara do Trabalho no Fórum de Mogi das Cruzes-SP. A cerimônia ocorreu no período da tarde e reuniu diversas autoridades dos meios jurídico e político da região.

"A criação desta vara, neste momento de tantas dificuldades no país, representa uma vitória de todos nós", afirmou o presidente do TRT-2, desembargador Wilson Fernandes. Segundo ele, o ato é singelo, mas o simbolismo é grande, uma vez que se decidiu transferir a 1ª VT de Cubatão para Mogi por conta da baixa demanda verificada em Cubatão ("um dos menores movimentos do TRT-2") e da excessiva demanda registrada na cidade de Mogi.

20170628 Inauguracao Ouvidoria 4VTMogi destaque interno1
Na imagem acima, o presidente do TRT-2 e demais autoridades no discurso inaugural

O prédio do Fórum de Mogi das Cruzes passou por reformas de ampliação recentemente, com instalação de elevador e escadas de emergência, aumento dos banheiros e criação de fraldário, interferências nas áreas livres, na recepção da 4ª Vara, no centro de apoio administrativo e na sala dos oficiais de justiça. Nesta quinta-feira (29), a nova vara entrou em funcionamento, com servidores que se inscreveram para atuar no local já recebendo processos e apenas aguardando a definição do juiz titular que assumirá essa vara.

"A 4ª Vara vem trazer um alento à região para auxiliar no atendimento à demanda de uma cidade que cresceu mais que a Justiça do Trabalho. Ganha toda a sociedade mogiana com essa inauguração", declarou o diretor daquele fórum, Daniel de Paula Guimarães, juiz titular da 2ª VT (confira entrevista no vídeo abaixo). Também o prefeito da cidade, Marcus Vinicius de Almeida e Melo, agradeceu à administração do TRT-2 pela iniciativa. "Esta vara é um presente para a nossa cidade e para todos que utilizam a Justiça do Trabalho." A vice-presidente da OAB Subseção de Mogi das Cruzes, Milene Torres Godinho Secomandi, também ressaltou que "a inauguração dessa vara é fruto de um anseio antigo da comunidade jurídica e de toda a população mogiana".

Participaram ainda da cerimônia as desembargadoras Cândida Alves Leão (vice-presidente administrativa do TRT-2) e Jane Granzoto (corregedora regional do Tribunal); o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 2ª Região, Erich Vinicius Schramm; o diretor de Prerrogativas da Amatra-2, juiz Richard Jamberg; e o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Mogi, Pedro Hideki Komura. (Veja mais fotos do evento ao final desta matéria.) 

Ouvidoria

A cerimônia de criação da 4ª Vara de Mogi das Cruzes promoveu também a inauguração de dois projetos da Ouvidoria do TRT-2 naquele fórum: a caixa de sugestões destinada a todos os frequentadores do local, batizada de Ouvidoria Móvel; e a estante de livros disponíveis ao público em geral, a Roda dos Livros.

"São dois projetos simples, mas de repercussão social muito grande, com o objetivo de ampliar a comunicação e a cultura de todos os frequentadores dos fóruns do trabalho", afirmou a desembargadora-ouvidora, Jucirema Maria Godinho Gonçalves, também presente ao evento. A Ouvidoria Móvel estreou em Mogi e será implantada em todos os fóruns de fora da sede. A coleta das manifestações será quinzenal, e a resposta será encaminhada para o contato indicado pelo manifestante.

A Roda dos Livros já funciona em vários prédios do TRT-2 e, em Mogi, recebeu a doação de 520 exemplares de livros de variados temas pelo presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Mogi das Cruzes, Paulo Eduardo de Faria Kauffmann, também presidente da loja Maçônica Trabalho e Justiça, na cidade.

camera icon 1
Clique acima para ver o álbum de fotos 

Texto: Agnes Augusto; Fotos: Allan Lustosa - Secom/TRT-2