Ir para conteúdo principal

5ª VT/São Bernardo homologa acordo fechado via WhatsApp

5ª VT/São Bernardo homologa acordo fechado via WhatsApp

Algumas ferramentas tecnológicas popularmente utilizadas para o entretenimento começam a ser úteis também em situações oficiais. O TRT da 2ª Região, por meio da 5ª Vara do Trabalho de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), homologou nesta segunda-feira (3) um acordo fechado pelas partes por meio do WhatsApp (aplicativo utilizado em smartphones para troca de mensagens instantâneas via internet).

20170403 homologacao acordo destaque
Na imagem acima, as partes na sala de audiência presidida pelo juiz Vinícius José de Rezende, da 5ª VT/SBC

"Na semana passada, após a audiência de instrução, adiantei os termos da sentença para as partes e sugeri a criação de um grupo no WhatsApp para que iniciássemos as tratativas da conciliação", contou o juiz do trabalho substituto Vinícius José de Rezende, da 5ª VT/SBC. O grupo foi criado, com a participação do juiz, de sua assistente (Bruna Gazzani) e dos advogados de cada lado. Após dois dias de discussões, chegou-se a um denominador comum e a audiência física ocorreu apenas para a homologação do acordo.

"A utilização dessa tecnologia inovadora na conciliação contribui para a economia de recursos e para a celeridade do andamento processual", destacou o juiz Vinícius. O caso em questão era um Processo Judicial Eletrônico (PJe) que envolvia pedido de reconhecimento de vínculo empregatício por uma vendedora que trabalhou sob contrato de pessoa jurídica (PJ) em uma empresa de venda de maquinários da região.

Texto: Agnes Augusto; Fotos: Décio Samezima – Secom/TRT-2