Desembargador Marcelo Freire Gonçalves

Nascido em 29/12/55, em São Paulo, capital, o juiz Marcelo Freire Gonçalves formou-se pela Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas em 1980, e é Mestre em Ciências Sociais e Aplicadas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, título obtido em 2003.

Funcionário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo de 1978 a 1984, exercendo a função de Oficial de Justiça em Varas Cíveis, Fazenda Pública e Primeiro Tribunal de Alçada Civil.

Nomeado, depois de aprovado em concurso público, Procurador Autárquico do antigo INPS em 1984, lá permaneceu até 1985 onde foi nomeado Procurador do Trabalho no primeiro concurso do Ministério Público do Trabalho.

No Ministério Público do Trabalho exerceu várias atividades - como coordenador do Setor de Estágio, Menores e Incapazes e ainda o Setor de Dissídios Coletivos - Procurador Chefe Substituto por vários anos.

Professor Universitário desde 1991 - ex-professor da Universidade Municipal de Taubaté e ex-professor da Universidade Paulista-UNIP - atualmente é professor das Faculdades Integradas Rio Branco, em São Paulo-SP.

Nomeado Juiz Togado do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em vaga destinada ao Ministério Público do Trabalho, por ato do Exmº Sr. Presidente da República em 15/05/98, tomou posse em 19/05/98. Foi condecorado, ainda, com a Grã-Cruz do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

Atualmente, compõe a Seção Especializada em Dissídios Coletivos e a 12ª Turma do E. TRT da 2ª Região.

Última revisão: 11/04/2007